Em busca de um serviço público menos burocrático e mais ágil, o Governo do Brasil lançou, nessa segunda-feira (25), o Sicaf 100% Digital, que inova e agiliza o funcionamento do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Com a novidade, a entrega de documentos passa a ser totalmente digitalizada e dispensa o atendimento presencial do fornecedor para a entrega de atestados, certidões ou outros documentos que já constem em base de dados oficiais da administração pública.
O fornecedor interessado não precisará mais se deslocar para uma unidade cadastradora, basta acessar o Sicaf no Portal de Compras do Governo do Brasil. Por outro lado, cerca de 4 mil agentes públicos poderão desempenhar novas atividades para o Estado, o que contribuirá para um serviço público eficiente e com menos burocracia. A economia estimada aos cofres públicos é de R$ 65 milhões ao final do primeiro ano de implantação do sistema.
“Em sua nova versão, o Sicaf reduz em aproximadamente 75% os custos da burocracia para empresas que queiram fornecer bens e serviços para o governo federal”, explicou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago.
Todas as pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em participar das licitações do governo federal devem se cadastrar no Sicaf, mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (Sisg).O registro abrangerá os níveis de credenciamento, habilitação jurídica, regularidade fiscal federal e trabalhista, regularidade estadual/municipal, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.
O sistema
Sicaf é um submódulo do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), criado para viabilizar o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, em licitações e contratações. Após o Credenciamento (Nivel I), o fornecedor já poderá participar das compras eletrônicas no ComprasNet (RDC, Pregão, Cotação).
Clique aqui para tirar dúvidas sobre oSicaf 100% Digital.