Contando com o decisivo Geraldo, o Estrela do Norte venceu o Aracruz, por 2 a 0, dentro do estádio do Bambu, e conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Capixaba 2019. Além da vaga na elite do futebol local, o Gigante do Sul vai disputar a decisão da Série B do Capixaba 2018 contra o Rio Branco-ES.
O primeiro gol da vitória do Estrela foi marcado pelo centroavante Geraldo, que vem se destacando no futebol capixaba por aparecer em momentos decisivos – Ronicley fez o segundo.
As últimas cinco vezes que o jogador foi às redes por competições aqui no Estado aconteceram em partidas cruciais para o Estrela e Atlético-ES, os únicos clubes que o atleta vestiu a camisa no Espírito Santo.
Campeonato Capixaba 2014
O adversário do Estrela na semifinal do Estadual de 2014 foi o São Mateus. E, na partida de ida, os adversários foram até o Sumaré e venceram por 2 a 1. Com o resultado, o Pitbull do Norte poderia perder o jogo de volta por até um gol de diferença que se classificaria para a decisão da competição.
No jogo de volta, porém, o Estrela foi até o estádio Sernamby, casa do São Mateus, e bateu o oponente por 3 a 0. Geraldo marcou o segundo gol do Gigante do Sul, aos 35 minutos da segunda etapa.
Com a classificação, o Estrela enfrentaria outro clube do Norte do Estado na decisão: Linhares FC. Nos primeiros 90 minutos da grande final, as duas equipes não saíram do 0 a 0 e deixaram tudo para a partida de volta.
E, assim como no jogo contra o São Mateus, Geraldo mostrou o seu poder de decisão. Aos 21 minutos da etapa complementar, ele fez o gol do título do Estrela, que venceu o Linhares por 1 a 0, e, pela primeira vez na sua história, conquistou o Campeonato Capixaba.
Copa ES 2017
Após três anos longe do futebol capixaba, Geraldo retornou para defender as cores de um outro clube alvinegro e do Sul do Estado, o Atlético-ES. E o centroavante foi importante na conquista do título da Copa Espírito Santo do Galo da Vila.
Reserva em grande parte da primeira fase da competição, Geraldo conquistou a titularidade na última partida do Atlético-ES na fase de grupos. O jogo em questão era contra a Desportiva, no estádio Engenheiro Araripe.
Lutando pela segunda vaga do Grupo B na semifinal com o Vitória-ES, o Atlético-ES precisava vencer a Desportiva Ferroviária. Quando jogo estava se encaminhando para um 0 a 0, Geraldo fez o gol da classificação aos 44 minutos do segundo tempo.
Na semifinal, o Atlético-ES passou pelo Rio Branco-ES e encontrou o Espírito Santo na decisão da Copa ES. Após um 0 a 0 no jogo de ida, a taça da competição seria decidida no Sumaré, local que ele tanto conhece.
Assim como no jogo contra a Desportiva, Geraldo abriu o marcador para o Atlético-ES aos 44 minutos da segunda etapa. O Espírito Santo, porém, empatou dois minutos depois e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Galo da Vila venceu o Santão e ficou com a taça.
“Jogo leve”
Diferentemente de muitos jogadores que sentem a pressão em jogos em momentos decisivos, Geraldo diz não sentir o peso dessas partidas. De acordo com o centroavante, ser focado e frio é o seu grande trunfo para ajudar os seus clubes.
– Desde que iniciei a minha carreira, graças a Deus, participei de muitas decisões. E sempre estou conseguindo marcar. Isso é algo muito mágico. Nas decisões eu não sinto o peso, jogo leve, focado, porém frio, e tem dado certo.
Sobre a decisão contra o Rio Branco-ES, Geraldo pede concentração total do Estrela desde o primeiro minuto da decisão. O jogador relembrou o acontecido contra o Aracruz, onde a equipe foi derrotada dentro do Sumaré, no jogo de ida. Ele também tratou de mostrar um enorme respeito pela equipe capa-preta.
– A gente sabe da dificuldade que é enfrentar a equipe do Rio Branco, uma das maiores camisas do Estado, mas nós vamos buscar esse título. Agora que tiramos o peso do acesso, nós chegamos um pouco mais leve para a decisão. Mas não é porque na semifinal a gente perdeu e conseguiu reverter fora, que vai acontecer a mesma coisa na decisão. Temos que ter atenção redobrada desde o primeiro jogo para não falharmos – finalizou.
Os últimos cinco gols de Geraldo no futebol capixaba
- São Mateus 0 x 3 Estrela do Norte (Semifinal do Capixaba 2014)
- Linhares 0 x 1 Estrela do Norte (Final do Capixaba 2014)
- Desportiva 0 x 1 Atlético-ES (Fase de Grupos da Copa ES 2017)
- Atlético-ES 1 x 1 Espírito Santo (Final da Copa ES 2017)
- Aracruz 0 x 2 Estrela do Norte (Semifinal da Série B do Capixaba 2018)
Fonte : GloboEsporte.com/es.