A intensificação dos ventos marítimos sobre o Espírito Santo, após a passagem de uma frente fria no oceano, favoreceu o aumento da umidade e das nuvens carregadas sobre o estado. Desde segunda feira (14), a chuva cai persistente sobre a Grande Vitória e outras localidades capixabas.
Chuva do mês em 24 horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 75,9 mm em 24 horas, entre às 9 horas desta segunda-feira (14) e às 9 horas desta terça-feira (15). O volume já é bastante elevado para qualquer época do ano, mas para maio já supera a média do mês, que é de aproximadamente 74 mm.
Nesta primeira quinzena de maio, o acumulado de chuva chega a 144 mm em Vitória, quase o dobro da média mensal.
Outros municípios do Espírito Santo tiveram volumes expressivos nas últimas 24 horas. Até às 10 horas da manhã desta terça-feira, São Mateus acumulava 45,6 mm, Vila Velha39,4 mm, Alfredo Chaves 21,2 mm e Linhares 16,4 mm, pelas estações automáticas do INMET.
Foto: Jeferson Chaves. Vitória/ES.
Tempo segue instável
A terça-feira ainda ficou com o tempo instável, sujeito a chuva a qualquer hora, principalmente no litoral e no norte capixaba. Em alguns momentos essa chuva pode ser de moderada a forte intensidade. Segundo a Prefeitura de Vitória, alguns pontos de alagamento já foram registrados no começo da manhã. De acordo com a Defesa Civil, não havia nenhuma ocorrência em relação a deslizamento de encostas ou desmoronamentos.
A chuva deve enfraquecer nesta quarta-feira (16). Apenas o norte do estado ainda pode ter um pouco de chuva. A Grande Vitória e a maioria das áreas voltam a ter predomínio de sol e tempo seco.
Mais chuva no fim de semana
Uma forte frente fria já está sendo esperada para o próximo fim de semana. O tempo muda no domingo (20), com previsão de chuva forte e queda nas temperaturas. O recorde de temperatura mínima atual é de 16,7°C registrada no último sábado, dia 12, pelo INMET.
Fonte: clima tempo