A Prefeitura de Iconha concedeu um Abono Salarial Excepcional a mais de 70 profissionais do magistério da Educação Básica pública, cujos recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O anúncio foi feito em uma live na noite de ontem, terça-feira (28), pelo Prefeito Gedson Paulino.
Segundo Gedson a Prefeitura arrecadou um valor de R$ 1.360.181,00 do Fundeb, o que possibilita a pagar aos mais de 70 professores efetivos e temporários um abono médio de R$ 10.259,00, sendo que os temporários vão receber o valor proporcional ao tempo de trabalho já os efetivos vão receber o valor integral por que estão nos quadros do município há muitos anos.
Gedson ainda destacou a importância da valorização da educação pública. “A educação para nós é prioridade no governo e como gestor é uma grande honra garantir esse abono salarial. Nos orgulhamos de fazer isso, dentro de um conceito administrativo de responsabilidade financeira e fiscal. Isso é fruto do trabalho de uma gestão equilibrada, que procura sempre zelar para atender bem quem colabora com o desenvolvimento do município”, disse.
A Secretária Municipal de Educação Carmelita Lapa comentou sobre o abono. “O abono foi uma forma de não ferir a Lei Federal do Novo FUNDEB, destinado 70% dos recursos para pagamento dos profissionais da educação. Em meio a tantos desafios enfrentados durante a pandemia, o professor merece esse abono como forma de reconhecimento pelo seu árduo trabalho em se reinventar nas metodologias tecnológicas e práticas pedagógicas. Acredito que a valorização do professor acontece por meio de um reajuste salarial justo que corresponda ao desempenho exercido pela classe. Para isso, já estamos articulando uma assessoria para a projeção e reestruturação do Plano de Carreira dos professores”, finalizou.
Fonte: www.iconhaes.gov.br