Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Empresários estão mais dispostos a investir e contratar no comércio

Empresários estão mais dispostos a investir e contratar no comércio

Com o aumento do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), oportunidades devem surgir no mercado

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou alta registrando, em outubro, variação positiva de 7,3% em relação a setembro, marcando 111,8 pontos. O desempenho em outubro de 2017, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, avançou 14,6%. O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ​Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Composta por três subíndices: condições correntes (ICAEC), expectativas para os próximos meses (IEEC) e condições de investimentos (IIEC), a pesquisa apresentou crescimento em todas as categorias em relação ao mês anterior. Os investimentos das empresas (IIEC), foi o que mais avançou, apontando um aumento de 9,5% em relação a setembro, alcançando o nível de otimismo com 102,2 pontos.

Já o subíndice que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC), apresentou crescimento de 9%, mas permanece no nível de pessimismo com 80,3 pontos. A avaliação das expectativas dos empresários do comércio para os próximos meses cresceu 5% e é o subíndice com o maior valor em pontos, 152,8.

Na comparação anual, todos os subíndices apresentaram variações positivas, com destaque para o índice de investimentos que cresceu 34%. A avaliação das expectativas avançou 20% e o da situação atual cresceu 3%. Com o aumento da confiança fortemente baseado nas expectativas para os próximos meses.

Para o vice-presidente da Fecomércio-ES, João Elvécio Faé, à medida que a confiança dos empresários aumente, eles estarão mais dispostos a investir e contratar. “Ainda que haja alguns sobressaltos na política, é possível que esses investimentos e contratações possam acontecer no decorrer do fim do ano e em 2018, aumentando as oportunidades de crescimento e expansão para o comércio”, explica.

O índice varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 pontos correspondem à zona de indiferença, abaixo diz respeito à situação de pessimismo, enquanto acima de 100 à situação de otimismo.

Empregos Temporários

A Fecomércio-ES prevê a criação de cinco mil empregos temporários em todo o Espírito Santo até o fim do ano. Desse resultado, aproximadamente 1500 trabalhadores, ou 30% dos ocupantes das vagas temporárias devem ser efetivados para o ano que vem, resultado melhor do que os registrados em 2015 e 2016. Além disso, a Federação destaca a expectativa da abertura de 500 a 600 estabelecimentos comercias no estado, da metade do segundo semestre até dezembro.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil atingiu 107,2 pontos no mês de outubro, apresentando leve alta de 0,3% em comparação com o mês anterior e permanecendo na zona otimista. Na comparação anual, a confiança do empresário do comércio brasileiro cresceu 10,3%.

Confira a pesquisa detalhada anexada.

 

 

 

 

 

Fonte: Fecomércio-ES