A circulação de ventos sobre o Brasil nos próximos dias vai intensificar as áreas de instabilidade que já estão espalhadas sobre o sul da Região Norte. Nuvens bastante carregadas se formam no fim de semana e há previsão de chuva forte e volumosa sobre o Acre, Rondônia, centro-sul do Amazonas, sul e leste o Pará e sobre o Tocantins. Raios e fortes rajadas de vento, entre 60 km/ e 80 km/h podem ocorrer durante estas pancadas de chuva.
A chegada de uma frente fria ao sul da Bahia no domingo, 12 de novembro, vai aumentar as condições para chuva em particular para o Tocantins e para o leste do Paráque já tiveram muita chuva esta semana. Na capital, Palmas, a chuva voltou forte na manhã da sexta-feira, 10 de novembro. O Instituto Nacional de Meteorologia Registrou37,0 mm em 2 horas de chuva.
Acre registra quase 100 mm de chuva/24h
Cidade de Tarauacá teve maior volume de chuva no país entre 9 e 10 de novembro
Áreas de instabilidade tropicais se intensificaram sobre o Acre e as nuvens carregadas que se espalham pelo estado provocaram chuva forte e volumosa em vários locais. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 99 mm na região da cidade de Tarauacá entre 10 horas do dia 9 e 10 horas do dia 10 de novembro de 2017, pelo horário de Brasília. Este foi o maior volume de chuva registrado pelo INMET no Brasil neste período de 24 horas.
Os volumes de chuva observados sobre o Acre ficaram entre os dez maiores registrados no país.
Maiores volumes de chuva no BR entre 9 e 10 de novembro de 2017 (INMET)