Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Trabalhadores aprovam prorrogação de layoff da Samarco em MG e ES

Trabalhadores aprovam prorrogação de layoff da Samarco em MG e ES

A Samarco informou nesta segunda-feira (23) que a prorrogação do layoff proposto aos trabalhadores na última semana foi aprovado pela categoria.

A medida atinge cerca de 800 funcionários das unidades de Germano, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e em Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo. Segundo a mineradora, os empregados que continuarem em layoff terão os direitos atuais garantidos, recebendo o valor correspondente à sua renda líquida mensal.

Atualmente, a Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, tem cerca de 1.800 empregados próprios, dos quais cerca de 800 estão com os contratos suspensos. Esta é a segunda prorrogação deste layoff, que começou em junho, e vai valer por mais cinco meses, de 1º de novembro até o dia 31 de março 2018.

Desde o rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015, em Mariana, os trabalhadores da mineradora já passaram por três períodos de layoff.

9k= - Trabalhadores aprovam prorrogação de layoff da Samarco em MG e ESbento rodrigues - Trabalhadores aprovam prorrogação de layoff da Samarco em MG e ES

Vista aérea do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Processo de licenciamento

A Samarco interrompeu suas atividades após o rompimento de uma de suas barragens, há quase dois anos. O desastre causou 19 mortes, centenas de desabrigados e poluiu o Rio Doce, que deságua no mar do Espírito Santo.

Desde que as atividades da Samarco foram paralisadas, a empresa recorreu a vários mecanismos legais, tais como licença remunerada, férias coletivas e suspensão dos contratos de trabalho.