Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Secretaria de Saúde e munícipes unidos em prol do Arthur

Secretaria de Saúde e munícipes unidos em prol do Arthur

Arthur Wetler Marquezine aos 2 anos e três meses, como toda criança da sua idade sempre esta feliz e brincando, mas o pequeno ainda não anda, tem dificuldades para engolir e sentar. Ele sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME) grau II, a esperança do menino e sua família esta em um tratamento vindo do exterior, um medicamento produzido nos Estados Unidos no valor de R$ 3 milhões.

A cura, infelizmente, ainda não existe, mas com o uso do remédio evita-se o progresso da doença além de acompanhamento nutricional e sessões regulares de fisioterapia. Os moradores de Iconha, no Sul do Estado, para obtenção de recursos se empenham em divulgar e ajudar Arthur a melhorar. “Percebemos algo errado quando ele tinha 7 meses, porque aparentava dificuldade para se movimentar. Com 1 ano e um mês o diagnóstico de AME foi confirmado. Não possuímos o dinheiro, e um ano de tratamento custa aproximadamente R$ 3 milhões . Moramos em um distrito no interior de Iconha chamado Venezuela e estamos mobilizando todos que conhecemos em busca de ajuda”, explicou a mãe de Arthur, Christiane Aparecida, 34.

A atrofia muscular espinhal, atinge 1 a cada 10 mil nascidos vivos sendo assim uma doença neurodegenerativa rara e causa fraqueza e atrofia muscular progressiva, prejudicando até movimentos simples, como segurar a cabeça, sentar e andar. “O que nos desespera é que ele está perdendo os movimentos muito rápido. Ele nunca engatinhou e não anda, para sentar-se precisa de ajuda e ao cair , não levanta sozinho. Temos medo que o diafragma pare de funcionar” contou a mãe, que trabalha como técnica de enfermagem.

O secretário de Saúde de Iconha, Valmir Cavalini, disse que a prefeitura e a secretaria estão também na campanha para auxiliar no tratamento do Arthur. Para ajudar, disponibilizaram um carro que o leva três vezes na semana a Cachoeiro de Itapemirim para fazer sessões de fisioterapia.“Será bem vinda toda ajuda, nosso município é pequeno e todos ajudam por se conhecerem. Estamos muito sensibilizados com a luta do Arthur e da sua família. No que for possível a secretaria de saúde e a prefeitura vão ajudar ”, disse Cavalini. Quem quiser participar da campanha e ajudar, basta entrar nas redes sociais . Pelo perfil do Instagram @ajudeameoarthur e também na página do Facebook www.facebook .com/ajudeameoarthur.Também é possível fazer contato com a família de Arthur pelo e-mail ajudeameoarthur@hotmail.com ou pelos telefones (28) 99955-2889/ (28) 99955-1441.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Atribuna