De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (10), o Espírito Santo tem 37 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Dos 54 casos notificados até o momento, 16 foram descartados e um caso confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Ainda segundo a Sesa, os pacientes apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
Paciente liberada de isolamento
A Vigilância Epidemiológica de de Vila Velha informou que a paciente que foi diagnosticada com o novo coronavírus está liberada, a partir desta terça-feira (10), do isolamento domiciliar, a qual estava submetida desde o dia 29 de fevereiro.
Ela foi autorizada a retomar suas atividades normais. Os familiares que também estavam sob monitoramento apresentam quadro assintomático em relação à doença.
Kits para diagnóstico no ES
O Espírito Santo recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), 10 kits para testagem do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, 240 amostras poderão ser testadas sem precisar ser encaminhadas para o Rio de Janeiro.
Kits para diagnóstico do novo coronavírus chegam ao Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Sesa
Os kits chegaram ao Estado após o Ministério da Saúde habilitar o Espírito Santo como um dos estados que farão a análise nos pacientes do próprio território.
Cada kit é capaz de analisar 24 amostras e o resultado do teste sai em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o Ministério da Saúde libere mais kits para o Estado.
Treinamento para análises no ES
Durante esta semana, uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas.
Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.
De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos no laboratório do próprio Estado vai permitir um resultado mais ágil trazer uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.
Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios.
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Fonte: G1