Uma mulher de 37 anos é a primeira paciente do Espírito Santo com caso confirmado de coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A paciente está com a doença há 12 dias.
Durante entrevista coletiva, em Vitória, o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE), Luiz Carlos Reblin, informou que a paciente viajou para Itália, a passeio, e ao voltar, apresentou os sintomas da doença.
Segundo o coordenador, a mulher primeiro buscou atendimento no sistema privado de saúde e ficou internada em isolamento. Ela teve alta na quarta-feira (4) e agora segue o tratamento em casa. A paciente apresenta sinais leves da doença, como febre e coriza.
Ainda de acordo com Reblin, o estado clínico da paciente não é grave. Ela está em casa e usando medicamentos de linha geral para uma gripe e viroses.
A Sesa também informou que os familiares da mulher só serão submetidos a exames caso apresentem os sintomas da doença, o que não aconteceu até o momento.
O município onde a paciente mora não foi informado para preservar a identidade dela.
Casos no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, agora, no total, são oito casos em todo país. Sendo seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no estado capixaba.
Fonte: F Vitoria