O temporal que atinge São Paulo desde domingo (9) deixou a cidade em estado de atenção. As marginais Tietê e Pinheiros tiveram trechos intransitáveis por causa dos transbordamentos dos respectivos rios. A circulação dos transportes públicos foi comprometida.
De acordo com a Prefeitura, as chuvas ganharam força a partir da primeira hora da madrugada deste domingo (11), acumulando, em aproximadamente 3h, cerca de 60 milímetros (mm) de média na Cidade. Em alguns bairros, houve registro acima dessa média. O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) registrou 101mm. Veja as situações em outros bairros:
- Lapa 98,3mm;
- Pinheiros 86,9mm;
- Butantã 82,1mm
- Sé 76,5mm.
Para o mês de fevereiro a média esperada é de 216,7mm, Até ás 7h desta segunda-feira (10), havia chovido cerca de 179,9mm, que equivale a 83% da média esperada em apenas 10 dias. A tendência até o fim do dia é que este valor suba ainda mais, já que as chuvas só devem diminuir a partir do fim da tarde desta segunda-feira (10). O temporal foi provocado por causa da passagem de uma frente fria pela costa paulista, associada a uma áreas de baixa pressão atmosférica.
A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada. A recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o tempo deve continuar instável e com chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, desde domingo (9) até às 8h desta segunda-feira (10), foram registrados 141,2 ml de chuva em Barueri. No Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, foram registrados 113,2 ml de chuva. A média nos últimos 30 anos para o mês de fevereiro nesta estação de medição é de 249,7.
Situação em tempo real
O metrô opera normalmente, mas a linha 9 – Esmeralda da CPTM parou — a linha 8 – Diamante da CPTM ficou paralisada até às 9h10 (leia sobre os ônibus mais abaixo). O rodízio de veículos foi suspenso.
No começo da manhã desta segunda-feira (11), a cidade chegou a registrar 76 pontos de alagamentos, sendo 68 intransitáveis e 8 transitáveis. Às 9h, este número baixou para 56 pontos de alagamentos, sendo 51 intransitáveis e 5 transitáveis (veja as atualizações aqui).
Até às 10h, os Bombeiros registraram, na Grande São Paulo, 320 solicitações para pontos de enchentes; 36 casos de desabamentos/desmoronamentos e 47 quedas de árvores.
O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado no piscinão de São Bernardo, segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda (10). Ele estava desaparecido desde sábado (8). Inicialmente, a reportagem afirmou erroneamente que homem desapareceu no domingo (9), quando a chuva começou.
Resumo:
- rodízio de veículos: suspenso por todo o dia;
- marginais: Tietê e Pinheiros estão fechadas em pontos com alagamento; na Tietê, o ponto crítico é na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão;
- chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto e Dutra têm congestionamento; a situação é a mesma na Castello Branco e Imigrantes;
- congestionamento: por volta de 8h, havia 89 km de lentidão em toda cidade
- trens: as linhas 8 e 9 da CPTM têm trechos com operação paralisada;
- metrô: opera normalmente;
- aeroporto: Guarulhos e Congonhas estão aberto para pousos e decolagens;
- ocorrências: os Bombeiros registraram mais de 4 mil chamadas na Grande São Paulo: 320 acionamentos por inundações, 47 quedas de árvores e 36 desabamentos/desmoronamentos;
- suspensão de atividades: o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu o expediente em todas as unidades judiciais da comarca da Capital.
Ônibus
A SPTrans informa que a circulação dos ônibus municipais está prejudicada e que as equipes reforçaram o monitoramento da operação dos ônibus, orientando os passageiros em seus deslocamentos.
Em razão dos pontos de alagamentos intransitáveis, os ônibus não circulam em importantes vias como:
- Av. das Nações Unidas;
- Av. Marquês de São Vicente;
- Av. Dr. Chucri Zaidan;
- Av. Prof Francisco Morato,
- Av. Pres Castelo Branco;
- Av. Santos Dumont (Bom Retiro);
- Av. Nossa Senhora do Ó;
- Av. Braz Leme;
- Av. Giovanni Gronchi, Av. Interlagos;
- Av. Santo Amaro;
- Av. Miguel Estefno;
- Av. 11 de Junho.
As garagens da Santa Brígida, que atende às regiões da Lapa, Barra Funda, Pirituba, Jaraguá; e da MoveBuss, que atende às regiões de Sacomã, Sapopemba e Vila Prudente, tiveram atrasos na saída dos coletivos.
Os veículos do Serviço Atende+, da garagem da NorteBuss, tiveram dificuldade na saída entre 5h e 7h15.
Os 31 terminais de ônibus municipais estão operando normalmente e não há alagamento no interior desses equipamentos. Entretanto, os ônibus têm dificuldade transitar pela cidade por causa dos acessos prejudicados pelos alagamentos.
O Plano de Ação Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a pedido da CPTM, em decorrência de problemas que afetaram a circulação dos trens na linha 9 – Esmeralda entre as estações Osasco e Santo Amaro.
Carros tentam atravessar trecho alagado na ponte Cidade Jardim, Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (10). Fortes chuvas atingiram a capital paulista na madrugada. — Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ambulância ficou debaixo d’água na manhã nesta segunda-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo
Avenidas importantes de SP estão interditadas por causa da chuva nesta segunda-feira
Trânsito tem bloqueios e desvios na capital por causa dos alagamentos — Foto: Reprodução/TV Globo
Veículos que tentaram cruzar trechos alagados ficaram parados pelo caminho — Foto: Rafael Ihara/TV Globo
Terminal Pinheiros, na Zona Oeste da cidade, está lotado na manhã desta segunda-feira (10) — Foto: Paula Paiva Paulo/ G1
Previsão do tempo
De acordo com a prefeitura, a propagação do sistema frontal deixa o tempo fechado e chuvoso nesta segunda-feira (10). Os termômetros oscilam entre 24°C no início da madrugada e 18°C no fim da noite.
Desde a madrugada, há regiões da cidade que concentraram mais de 100 milímetros de chuva.
Motoristas se arriscam no meio da enchente — Foto: Reprodução/TV Globo
Chuva interdita completamente a Marginal Tietê desde 5h — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: G1