Lewis Hamilton encerrou a temporada 2019 da Fórmula 1 em grande estilo ao vencer de ponta a ponta o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Com o 11º triunfo em 21 corridas no ano, o hexacampeão mundial ficou a apenas sete vitórias de igualar o recorde de 91 de Michael Schumacher.
Em outro quesito, o inglês já igualou o alemão: terminou o ano com pontos em todas as corridas, assim como o heptacampeão em 2002. Com a melhor volta da prova, Hamilton ainda alcançou o Grand Chelem, termo usado quando um piloto vence de ponta a ponta largando da pole e com a volta mais rápida.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, que fez um pit stop contra dois do terceiro colocado Charles Leclerc. O monegasco ainda pode ser punido por uma suposta irregularidade na quantidade de gasolina colocada em seu carro para a corrida – a Ferrari terá uma reunião com os comissários técnicos ainda neste domingo.
Um dos destaques da corrida foi Valtteri Bottas, que largou em último após uma punição por troca de motor e ainda terminou em quarto lugar, à frente de Alexander Albon e Sebastian Vettel, este, a exemplo de seu companheiro de equipe, com duas trocas de pneus.
Completaram a zona de pontuação, da sétima à décima colocações, Sergio Pérez (Racing Point), Lando Norris (McLaren), Daniil Kvyat (STR) e Carlos Sainz (McLaren).
Resultado da corrida
Resultado do GP de Abu Dhabi — Foto: Reprodução/FOM
O pódio
Lewis Hamilton, o vencedor: “Estou orgulhoso e super grato a esse time, obrigado a todos aqui e em casa (fábrica). Esse carro é uma obra de arte.”
A corrida marcou as despedidas de dois pilotos da Fórmula 1: Nico Hulkenberg, que vinha pontuando até a última volta mas acabou em 12º, e Robert Kubica, que completou a corrida em 19º.
Max Verstappen, segundo colocado: “Tive alguns pequenos problemas hoje, mas isso não faria diferença no resultado final. Lewis e a Mercedes estavam simplesmente mais rápidos. Terceiro lugar no campeonato é um bom resultado e estou bem orgulhoso com isso.”
Charles Leclerc, terceiro na prova: “Estou extremamente feliz com esse ano, foi a realização de um sonho desde que eu era criança. Aprendi muito este ano graças a Seb (Vettel)”
Fonte: G1