Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Mais de 14 mil alunos de Linhares recebem o caminhão-laboratório da EDP Espírito Santo

Mais de 14 mil alunos de Linhares recebem o caminhão-laboratório da EDP Espírito Santo

Mais de 14 mil estudantes de Linhares terão a oportunidade de participar do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP Espírito Santo até o dia 1º de novembro. Como grande atração, as crianças vão pode visitar o caminhão-laboratório da empresa, que oferece uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam a importância do uso seguro e eficiente da energia.

Para que conteúdo do programa seja trabalhado de forma completa, 187 educadores de escolas municipais e estaduais da cidade realizaram curso de capacitação, com conteúdo e orientações sobre formas de trabalhar o tema em sala de aula. E como complemento das atividades, os alunos visitam a unidade móvel do projeto, que traz experiências  divertidas.

“O intuito do projeto é que o conhecimento adquirido ultrapasse os muros da escola e seja compartilhado com os familiares e com a comunidade. Para isso, as informações são transmitidas de maneira simples, lúdica e divertida, facilitando o aprendizado”, diz o Gestor Executivo de Recuperação de Receita da EDP Espírito Santo, Evandro Scopel.

O programa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora, acontece em parceria com a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e prefeituras municipais.

Ao final da visita, os alunos do 1º ao 5º ano receberão um kit com gibi em formato de história em quadrinhos, uma cartilha com atividades e passatempos. Além disso, ganham adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como, ao consumo consciente de energia.

Confira as atividades que o caminhão itinerante oferece:

Painel interativo casa de consumo – um painel com os principais cômodos e equipamentos eletrodomésticos que simulam o consumo de uma residência;

Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia;

Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo;

Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

Condutores de Isolantes – mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica;

Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está;

Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;

Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;

Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos;