Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Segundo furacão da história do Brasil pode se formar nos próximos dias na costa do Espírito Santo e Bahia ?

Segundo furacão da história do Brasil pode se formar nos próximos dias na costa do Espírito Santo e Bahia ?

Meteorologistas de órgãos oficiais (Cptec/Inpe, Inmet e Marinha) estão monitorando, em conjunto com profissionais do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a possível formação de um ciclone, com características tropicais, entre os dias 23 e 24 de março, no Oceano Atlântico e entre o litoral da Bahia e do Espírito Santo.

 

Algumas simulações vão além e introduzem à baixa de um ciclone para uma tempestade tropical, que sob águas muito aquecidas evoluiria para um furacão, de categoria um, na Escala Saffir-Simpson.

 

O resultado seria a ocorrência de chuva volumosa e vento forte, além de forte agitação marítima no litoral de ambos os estados e com possíveis danos à população, assim como ocorreu com o furacão “Catarina”, em março de 2004, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Pela lista de nomes desenvolvida pela Marinha do Brasil, que passou a nomear sistemas subtropicais e tropicas, esta tormenta seria “Ika”, na língua Tupi Guarani.

 

Mas não apenas a Bahia e o Espírito Santo merecem atenção nos próximos dias. Teremos, junto à esta baixa, a formação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), a qual provocará chuva volumosa em várias cidades das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de parte do Norte, que também estará sob efeito de outro sistema, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que já vem provocando chuva forte, com granizo, no interior do Nordeste.

 

No Sul, apesar da calmaria e das temperaturas mais baixas de agora, a tendência é de mudança de tempo novamente na próxima semana, com temporais que podem impactar várias cidades.

 

A agência De Olho No Tempo Meteorologia (DONTM) disponibiliza boletins de monitoramento, previsão e alerta, em formato de spot mp3 para emissoras de rádio de todo o Brasil e que detém a exclusividade do serviço para livre comercialização.

Fonte: De Olho No Tempo Meteorologia.