Saiba como aproveitar ao máximo os benefícios deste exercício
Sem apresentar restrição de idade ou exigir dos praticantes alguma aptidão, a caminhada é uma atividade física democrática: tem baixo custo e ainda pode ser feita em quase todos os lugares. Além de ter todas essas características de acessibilidade, os benefícios dela são múltiplos.
O cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano, afirma que apenas 30 minutos de prática, três vezes na semana, já contribuem para a melhora da circulação sanguínea, combatem a obesidade e a osteoporose e fortalecem os músculos do abdômen e das costas.
“Quando criamos o hábito de movimentar o corpo, o tiramos do sedentarismo, que é um fator de risco para diversas doenças, incluindo os problemas na coluna”, destaca o médico, que caminha e corre todos os dias na esteira, antes e depois da musculação, por cerca de uma hora.
Postura
A atividade física pode também, aos poucos, corrigir a má postura do dia a dia, que está entre as principais causas das dores nas costas. “A caminhada aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações, melhora a capacidade de coordenação e, por consequência, o controle sobre nossa postura”, afirma Lourimar Tolêdo.
Cuidados
Aqueles que estão há muito tempo parados precisam ter mais cuidados do que quem já pratica a caminhada regularmente, pois o risco de sofrerem lesões é maior. “Iniciar com distâncias curtas, usar um tênis confortável, realizar pelo menos 15 minutos de alongamento antes de começar, hidratar-se e não andar de jejum são alguns deles”, lista Lourimar Tolêdo.
Veja alguns dos benefícios da caminhada para a sua coluna
– Fortalece os músculos do abdômen e das costas, que sustentam a coluna vertebral, prevenindo e aliviando dores nas costas;
– Aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações;
– Melhora a capacidade de coordenação dos movimentos do corpo e, por consequência, a postura;
– Combate a obesidade e a osteoporose.
10 dicas para melhorar os resultados da sua caminhada
– Alongue-se por, no mínimo, 15 minutos;
– Evite passadas longas e pisadas muito fortes;
– Use um tênis confortável, que ajude a amortecer o impacto da pisada no chão;
– Se você for um iniciante, comece percorrendo pequenas distâncias e prefira terrenos planos;
– Beba água antes, durante e depois da caminhada. Hidratar-se ajuda a evitar câimbras;
– Faça refeições leves antes de sair e não ande em jejum;
– Não caminhe com pesos nas pernas, porque isso pode lesionar a coluna. Para definir os músculos, busque um profissional e estude opções, como a musculação;
– Caminhe olhando para o horizonte, com o abdômen contraído e alternando os pés e os braços;
– Mova os quadris de forma natural, sem forçar;
– Caminhe, de preferência, nos horários de menor incidência de raios ultravioletas, que são até as 10h e após as 16h. No horário de verão, até as 11h e após as 17h.