Search
domingo, 22 de dezembro de 2024
  • :
  • :

VÍDEO: Baleia jubarte ‘curiosa’ se aproxima de embarcação e dá show para pescadores em Guarapari

VÍDEO: Baleia jubarte ‘curiosa’ se aproxima de embarcação e dá show para pescadores em Guarapari

Animal ficou nadando em volta de embarcação e chegou a colocar a cabeça para fora do mar.

Por Viviane Lopes, g1 ES
27/06/2023

 

 

A temporada das gigantes baleia jubarte já começou. Com isso, os registros do animal pelo litoral do Espírito Santo passam a ser mais frequentes. E um grupo de pescadores acabou ganhando um show particular de uma baleia “curiosa” em alto mar, próximo a Guarapari
No vídeo é possível ver a embarcação de pescadores. Eles comentam entre si que tem uma baleia se aproximando. Segundos depois, o animal já coloca a cabeça para fora da água e faz o movimento chamado por pesquisadores de “spy-hop”, que é quando a baleia dá uma espiadinha.

Os pescadores chegam a ficar assustados e começam a falar para o animal sair de perto do barco.

“Olha a baleia, olha ela aí, ó! Vai embora, chega! Sai pra lá rapaz. Caraca! Cuidado aí. Já tá me cabulando já. Senhor meu pai, vai embora, vai”, comentou um dos pescadores.
O animal fica vários minutos com a cabeça para fora, borrifa água e chega até a balançar a cauda, como se estivesse acenando para os “intrusos”.
“Lá vem ela de novo. Olha o tamanho. Chega, tá bom já. Dava até pra encostar a mão, pertinho assim”, contou o pescador.
Segundo o oceanógrafo e coordenador do Projeto Baleia Jubarte no Espírito Santo, Paulo Rodrigues, geralmente as baleias mais novas são as mais curiosas e gostam de se aproximar de embarcações.

“Foi o vídeo que recebemos em que a baleia chegou mais perto da embarcação, que chamou mais a atenção. A baleia mais jovem, por ser mais curiosa, faz isso com mais frequência. Filhotes com a mãe também. A baleia estava investigando”, explicou Paulo.
O oceanógrafo disse que a recomendação é sempre não encostar nos animais e manter a distância. A confirmação de que o vídeo foi feito no litoral capixaba é do próprio Paulo Rodrigues.

“É um animal dócil, mas se chegar muito perto, a nadadeira se bater em você é um risco. Não é bom encostar nos animais, tem doenças que podem passar pra gente. É um animal magnífico, é grandioso, mas qualquer esbarrão ou carinho pode provocar um acidente”, afirmou o coordenador do projeto.
Paulo reforçou ainda que algumas orientações devem sempre ser seguidas caso as baleias se aproximem de embarcações.

“A norma de observação de baleia é estar sempre com o motor ligado e desengrenado quando se está próximo de uma baleia. O problema da pesca é que, às vezes, eles desligam o motor. Mas deu tudo certo, os pescadores voltaram bem para a costa, só ficaram apreensivos”, disse o oceanógrafo.
Por mais que os pescadores estivessem com medo, Paulo disse que eles puderam apreciar um show particular da baleia da melhor forma possível, mesmo que sem querer.

“Esse que é o passeio completo, quando o mestre da embarcação consegue deixar a baleia segura em se aproximar da embarcação. A gente não se aproxima, mas ela pode se aproximar da gente. Ela que fica curiosa, se interessa. Eles tiveram um show”, finalizou Paulo.
Durante os meses de junho a novembro, mais de 30 mil indivíduos se deslocam quatro mil quilômetros vindos da Antártica, onde cumprem seu ciclo de alimentação.

Apesar de, simbolicamente, a temporada só começar em junho, algumas baleias “apressadinhas” costumam chegar já no mês de maio.

Inclusive, no início deste ano, uma baleia foi avistada no litoral e os pesquisadores conseguiram até mesmo registrar o seu canto.

O primeiro passeio para observação de baleias da temporada está previsto para o dia 1º de julho.

mapa baleias jubarte 27 05 2022.mov snapshot 00.10.772 - VÍDEO: Baleia jubarte 'curiosa' se aproxima de embarcação e dá show para pescadores em Guarapari