As mulheres vão ganhar destaque no desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Vitória. Um pelotão formado por 29 mulheres da Marinha do Brasil vai fazer parte das festividades em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, no próximo sábado.
De acordo com a Marinha do Brasil, o Comando do 1º Distrito Naval vai participar do desfile com 300 militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames).
Este ano, o pelotão feminino da Marinha do Brasil completa 39 anos. O ingresso da Mulher na Marinha do Brasil aconteceu em 7 de julho de 1980. A Marinha do Brasil foi a primeira entre as Forças Armadas brasileiras a contar com mulheres em seu efetivo.
Além disso, será a primeira vez que o Grupo Escoteiros do Mar desfilará com a Marinha. “O grupamento da Marinha contará com a participação do Grupo de Escoteiros do Mar Ilha de Vitória e de crianças atendidas pela Eames no Programa Forças no Esporte (Profesp)”, afirmou, em nota, a Marinha do Brasil.
O desfile deste ano na capital vai contar com atrações em terra, céu e mar na avenida Beira-Mar, no Centro. A primeira apresentação será com helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
Um navio de guerra da Marinha, de 90 metros, e lanchas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão fazer o desfile no mar.
Em terra, 1.400 militares vão participar do percurso a pé, com pelotão puxado por crianças de escolas públicas da Grande Vitória.
O percurso será na avenida Beira-Mar, da altura da Igreja Batista até a Praça Pio XII, e as homenagens estão previstas para começar às 9 horas.
O público vai contar com arquibancadas cobertas, com capacidade para 1.500 pessoas, que serão instaladas na altura do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em frente à rua Pietrângelo de Biase.
O desfile
Desfile Cívico-Militar
Data: sábado (7).
Horário: O desfile começa às 9h. A partir das 8h, terá a chegada da tocha e o hasteamento das bandeiras.
Local: Avenida Beira-Mar (Marechal Mascarenhas de Moraes), Centro, Vitória. Começa na altura da Igreja Batista e segue até a Praça Pio XII.
Desfile Aéreo
- Quatro aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo vão estender no ar as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e de Vitória.
Desfile Marítimo
- Um navio da patrulha da Marinha, de 90 metros, lanchas das polícias Federal e Militar e do Corpo de Bombeiros, além de jet skis, farão a travessia.
Desfile Terrestre
- 1.400 militares vão percorrer a avenida a pé e em veículos usados na rotina de cada instituição, além de veículos antigos, como um modelo de 1930.
- Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e de escolas municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra vão abrir o evento pela primeira vez.
Estrutura
- Uma arquibancada coberta, com capacidade para 1.500 pessoas, será montada na avenida Beira-Mar, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (rua Pietrângelo de Biase).
Fonte: Coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, secretário-chefe da Casa Militar.