Um homem foi preso suspeito de comandar um esquema de furto de fios de cobre no Bairro das Laranjeiras, na Serra. Ele foi detido na manhã desta quarta-feira (30), em um galpão onde a polícia achou 16 toneladas do material furtado.
A Polícia Civil acredita que essa é a maior apreensão do tipo no país.
As investigações começaram no início do ano. Há indícios de que os furtos aconteciam em bairros da região e que o esquema movimentava cerca de R$ 1 milhão por mês.
O preso, José Augusto Avanza Junior, de 59 anos, confessou o crime e revelou que comprava os fios de atravessadores e os revendia para empresas na Grande Vitória. José foi autuado em flagrante por receptação.
Fios de cobre eram roubados e revendidos para criminoso na Serra — Foto: Reprodução/TV Gazeta
No galpão que pertencia ao criminoso, a polícia encontrou, dentro de uma sala, 66 kg de cobre e 216 hidrômetros prontos para desmanche, além de uma grande quantidade de plástico.
No local também foram apreendidas três máquinas que eram utilizadas para ajudar no processo de separação do cobre dos fios.
Máquina era usada para agilizar retirada do cobre dos fios — Foto: Reprodução/TV Gazeta
“Temos notícias de apreensões em todo o Brasil de produtos assim, mas nunca nessa quantidade. 16 toneladas é muita coisa. Todo esse material está avaliado em R$ 500 mil. Sobre as máquinas, uma delas era responsável por descascar o fio, outra picotava o fio e a terceira separava o cobre do plástico”, explicou o delegado.
A Polícia Civil informou que o próximo passo é identificar para quem o suspeito repassava o cobre, ou seja, o destinador final. A investigação também tenta descobrir se havia participação de outras pessoas no esquema criminoso.
Fonte: G1