Continuando a trajetória positiva iniciada no segundo semestre de 2018, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória iniciou o ano de 2019 sob uma perspectiva ainda mais favorável. Atingindo a marca de 126,5 pontos, o nível alcançado para janeiro é o maior registrado desde 2012 (quando foi de 127,3 pontos), ou seja, há seis anos os empresários do comércio não começavam o ano tão otimista.
A alta em termos percentuais foi puxada, principalmente, pela melhoria no subíndice que avalia as condições atuais em relação à economia, ao setor e à empresa. Os subíndices que avaliam as condições de investimentos e as expectativas também contribuíram para alavancar o índice de confiança geral em janeiro. Cabe ressaltar, no entanto, que o subíndice que avalia as expectativas para os próximos meses, com seus 168,7 pontos, se encontra no nível mais otimista de toda a série histórica, iniciada em 2011.
Para a Fecomércio-ES, os empresários do comércio estão apostando em 2019 para a retomada mais consistente das vendas. Embora enfrentando muitos desafios, 2018 já deu um fôlego para o setor e as vendas comércio fecharão o ano com crescimento, depois de três anos consecutivos de recuo. Ainda se nota alguma dose de cautela entre os empresários, especialmente entre os menores, mas a mudança no ambiente político e econômico do país tem contribuído para a melhoria dos ânimos dos empresários e a consequência certamente será o incremento nos investimentos e contratações.