Neste final de semana (02 e 03) a comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, realiza a 15ª edição da Festa da Imigração Italiana. E um dos destaques da programação é a tradicional Carretela, que este ano será realizada em novo formato. A festa conta com shows, homenagens e rica gastronomia típica.
Conforme os organizadores, a Carretela ocorrerá pela manhã, às 10h30, em forma de desfile cultural, contando a histórias das famílias da comunidade e região. De acordo com Gabriel Pompermayer, um dos organizadores da festa, cerca de 15 carros irão participar do desfile destacando a história, fatos e construções da localidade. Pessoas que contribuíram de alguma forma com a comunidade também serão lembradas. O tema será: ‘Mãos que realizaram sonhos e perpetuaram a história.”
O cortejo festivo seguirá pela rua principal da comunidade, desde as primeiras casas da vila até o Centro de Convivência, num trajeto de 1,5 km. Este ano não haverá distribuição de vinho. No ambiente da festa não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas e coolers.
A Festa é uma realização das associações da comunidade, Museu Virtual de Alto Pongal, Escola Tia Marlene Petri e Prefeitura Municipal de Anchieta.
Gastronomia
Na área do evento, serão comercializadas delícias típicas das comunidades, como a polenta, porções e um almoço que poderá ser encomendado antecipadamente.
La Bella Bambina
Cinco candidatas concorrem ao título de La Bella Bambina. As jovens serão incumbidas de representar a cultura de suas comunidades, honrando as tradições de suas famílias. As jovens Alexsandra Salaroli, Agata Vettoraci, Laura Lorencini Calenzani, Sandy Vasconcelos e Thaysla Petri disputam a coroa.
Mudança no trânsito
No período do evento, pontos de estacionamento serão sinalizados no percurso da Rua Virgílio Lorencini (a principal da comunidade, onde ocorre o desfile e principal acesso à festa. Haverá sistema de “pare e siga”, com veículo transfer a partir de determinados pontos da localidade.
Você sabia que Anchieta foi uma das portas de entrada de milhares de italianos no Brasil?
Na segunda metade do XIX, Anchieta, então Vila de Benevente, recebeu cerca de oito mil imigrantes italianos que tinham a missão de colonizar as áreas de vazio demográfico do território. O programa imigratório atraiu um grande contingente de agricultores provenientes, principalmente, do norte da Itália, da província de Trento.
Desde então, é notória a tradição deixada pelos colonos italianos. Seja nas construções, nos hábitos, na linguagem ou na gastronomia, o município tem traços e marcas que formam a identidade do povo anchietense, especialmente nas comunidades do Circuito dos Imigrantes (Alto Pongal, Alto Joeba, Córrego da Prata, Simpatia, Serra das Graças, Dois Irmãos e outras). A poucos minutos da praia, você encontra este reduto de descentes de italianos cheio de histórias e tradições.
Confira a programação:
Sábado – 2 de setembro
19h- Abertura Oficial da Festa;
Entrega da comenda “Nonna Adélia” – Centro de Convivência;
19h30 – Desfile La Bella Bambina;
20h30 – Apresentação Grupo Cia Radici Cittá di Torino
22h30 – Show com Gioco di Mora
Domingo – 3 de setembro
8h- Celebração – Igreja;
9h30 – Recepção dos Andarilhos dos Passos dos Imigrantes – Centro de Convivência;
Abertura do espaço gastronômico;
10h30 – Desfile da Carretela – Saída da Casa do Sr. Jovelino Palaoro
11h30 – Chegada da Carretela;
Show com a Banda Brasitália;
Almoço – Reserva: https://forms.gle/YWLyCK5U6LNa3JZT8
13h30 – Apresentação do Grupo “Nonna Adélia”;
14h30 – Show com a Banda Som do Povo;
17h- La festa è finita. Ci vediamo nel 2024.
Texto: Dirceu Cetto e Monique Ferbek – Fotos: Divulgação | Gerência de Comunicação Social | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com