Por : Luciana Máximo
A cidade de Iconha comemora 99 anos de criação neeste 03 de julho, mas a festa acabou neste domingo, 02.
Aconteceu durante o último final de semana a tão esperada comemoração dos 99 anos de Iconha, a festa organizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Caminhoneiros do Sul do Estado do Espírito Santo (ASCAMES), no Parque da Associação. O evento ocorreu entre sexta-feira, 30 de junho, e domingo, 2 de julho. A cidade que tem como data de fundação o dia 3 de julho de 1924, comemora hoje, oficialmente, o seu 99º aniversário.
Os festejos marcam principalmente o retorno da tão celebrada e importante Festa dos Caminhoneiros, que há três anos não acontecia. O prefeito de Iconha, Gedson Paulino, destacou a rica história e patrimônio cultural de Iconha como fatores que tornam a cidade única. Ele ressaltou a importância de preservar as tradições e festividades locais, que refletem a identidade do povo iconhense. “Foi a festa da cultura, da nossa tradição, da agricultura, junto dos caminhoneiros. Mostra como foi o século de Iconha. A gente mostrando através dos estandes, tudo o que representa Iconha, e o mais gratificante foi ver a população participativa, levando suas famílias”, contou o prefeito.
O prefeito expressou sua admiração pela determinação e resiliência dos moradores após episódios que deixaram marcas profundas na cidade, “as lutas do povo trabalhador, que a gente tem muito orgulho, que mesmo passando por muitos problemas recentemente não baixou a cabeça e reagiu, reconstruímos o Município com eles, e agora estamos caminhando para o nosso Centenário”, ressaltou.
De acordo com Gedson, a festa foi um sucesso de público, e não teve nem sequer um incidente de segurança, “as famílias e os visitantes vieram realmente para se divertir e isso deixou a festa ainda mais bonita”.
Os festejos foram marcados também pelo resgate da memória dos imigrantes, que se estabeleceram ali e foram responsáveis pela colonização da cidade.
De acordo com a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Iconha, Bárbara Volponi, “a festa foi regada a história e a cultura, aonde as pessoas chegavam e encontravam em cada pedacinho, artigos de decoração, coisas antigas, a história dos caminhoneiros, artesanato. Estava com todos esses detalhes, retratando mesmo a história do Município, lembrando a cultura e chegada dos imigrantes”.
Ainda segundo Barbara, “a realização do evento é muito importante para movimentar a economia da cidade, é uma oportunidade única. Os comerciantes e a iniciativa privada, estavam todos envolvidos na divulgação e através de patrocínios promoveram essa linda festa. Não foi só uma iniciativa pública, para você ver o tamanho do reconhecimento”.
A programação da festa iniciou, na sexta-feira, com o tradicional Desfile da Garota Iconhense 2023. Nas palavras do prefeito Gedson, “resgata muito esse orgulho nosso aqui pelas meninas que desfilam, das mulheres bonitas que temos em Iconha”. Além do desfile, a sexta ainda teve shows de Thalya Francisco, Forró Numa Boa e Fernanda Fontes fechando a noite. O sábado, dia 1º de julho, foi todo de música, começando às 20h com Wavilla, seguido por Thiarlys e Melina e fechando com o show do Som do Povo.
Já o domingo, dia 2, começou com a Missa dos Caminhoneiros, presidida pelo Padre Paulo, e contou com shows de Waldinei Cardozo, Ni e Guinho, Andresso Forrozeiro e Tchê Tchê, mas teve seu ponto alto com o show do Nacional com os Gargantas de Ouro, como conta a secretária de Cultura, Bárbara Volponi, “O domingo foi mais lotado, nós tentamos resgatar um pouco a Festa dos Caminhoneiros, a atração foi voltada a gosto deles, fizemos uma reunião com a Associação dos Caminhoneiros, e os shows foram todos à moda de viola, a música raiz mesmo da cidade”.
99 ANOS
Iconha tem muito a celebrar em seus 99 anos de existência. Sua história rica, cultura vibrante e a determinação de seu povo fazem dela um verdadeiro ícone no cenário capixaba. Enquanto a cidade se prepara para atingir o marco do centenário, os iconhenses se orgulham de sua terra e estão determinados a construir um futuro ainda mais próspero e promissor para as próximas gerações.
Fonte: Jornal Espirito Santo Noticias