Os fiéis que relembram o trajeto feitos por jesuítas no Espírito Santo saíram na manhã desta quinta-feira (20), do centro de Vitória, para a 22ª edição dos “Passos de Anchieta” e é encerrada no domingo (23) em Anchieta, no litoral Sul do estado.
O trajeto de 100 quilômetros, segundo os organizadores, costumava ser feito pelo beato quinzenalmente entre a Vila de Rerigtiba e a Vila de Nossa Senhora da Vitória, que hoje são as cidades de Anchieta e Vitória, respectivamente.
Andarilhos percorrem 100 quilômetros entre Vitória e Anchieta — Foto: Amanda Monteiro/ G1
Atualmente, os caminhantes fazem o percurso em quatro dias. Antes da saída dos fiéis, os participantes recebem uma bênção na Catedral Metropolitana de Vitória.
A caminhada é o primeiro roteiro cristão das Américas e o quarto a existir no mundo. Os outros três são o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha; a Trilha de Jesus, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
‘Passos de Anchieta’, no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Setur
Programação
1ª dia – quinta-feira (20)
Saída às 7h30, na Catedral de Vitória. A chegada do primeiro dia é na Barra do Jucu, em Vila Velha, por volta de 12h. Eles percorrem um trajeto de 25 quilômetros.
2ª dia – sexta-feira (21)
A caminhada sai da Barra do Jucu e vai até Setiba, em Guarapari. A previsão é de chegada às 19h30. Nesse dia eles percorrem 28 quilômetros.
3º dia – sábado (22)
Os fiéis percorrem o trajeto de Setiba até Meaípe, em Guarapari. O trajeto é de 24 quilômetros.
4ª Dia – domingo (23)
A caminhada segue de Meaípe e encerra em Anchieta. A chegada dos fiéis no município é por volta de 12h.
Fonte: G1